Qual material usar? MDF, MDP, Laca...

Atualizado: Mai 11


É verdade que o mercado de móveis planejados tem evoluído bastante nos últimos tempos, e cada vez mais aparecem novidades a cerca do processo, do material, das ferragens e afins, que na verdade evoluem para poder acompanhar o mercado, baseado nas tendências no meio da moda casa, design e arquitetura contemporânea.

Toda essa evolução faz com que a indústria moveleira fabrique cada vez mais materiais, oferecendo assim, com o tempo, uma maior variedade de opções para agradar públicos distintos. Mas não é somente a variedade que cresce, junto a toda essa evolução, também começa a crescer a dúvida "Qual material usar?" que acaba prescindindo outras como por exemplo "Qual material eu deveria utilizar para tal ambiente?" e assim por diante... Então, para sanar de vez essas dúvidas, a Live Ambientes veio compartilhar com vocês algumas informações valiosas que vão te ajudar a encontrar o material ideal para cada tipo de ambiente.


MDF


"Medium-Density Fiberboard (em inglês), Placa de fibra de média densidade, em tradução livre, mais conhecido como MDF (Dutra 2015), é um material derivado da madeira. O MDF é um material uniforme, plano e denso, não possuindo nós.

O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A madeira é desfibrada, e estes são cozidos no vapor e pressão, se separando uniformemente. Posteriormente são ligados com resinas e passam por um processo de calor e prensagem que lhe dá o tamanho desejado.

A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado. É um material com várias aplicações e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas." - Wikipedia.


Aplicação: Nichos, divisórias, adornos, mesas, gavetas, aparadores, painéis, prateleiras, estantes, caixarias, frentes e fechamentos diversos.


Ambientes: Cozinhas, Salas, Quartos e Banheiros.


Na Live Ambientes: Trabalhamos com MDF propriamente tratado, com microban, proteção anti-bacteriana e em uma espessura de no mínimo 18mm.


Veja o infográfico de MDF à baixo:

mdf