
É verdade que o mercado de móveis planejados tem evoluído bastante nos últimos tempos, e cada vez mais aparecem novidades a cerca do processo, do material, das ferragens e afins, que na verdade evoluem para poder acompanhar o mercado, baseado nas tendências no meio da moda casa, design e arquitetura contemporânea.
Toda essa evolução faz com que a indústria moveleira fabrique cada vez mais materiais, oferecendo assim, com o tempo, uma maior variedade de opções para agradar públicos distintos. Mas não é somente a variedade que cresce, junto a toda essa evolução, também começa a crescer a dúvida "Qual material usar?" que acaba prescindindo outras como por exemplo "Qual material eu deveria utilizar para tal ambiente?" e assim por diante... Então, para sanar de vez essas dúvidas, a Live Ambientes veio compartilhar com vocês algumas informações valiosas que vão te ajudar a encontrar o material ideal para cada tipo de ambiente.
MDF
"Medium-Density Fiberboard (em inglês), Placa de fibra de média densidade, em tradução livre, mais conhecido como MDF (Dutra 2015), é um material derivado da madeira. O MDF é um material uniforme, plano e denso, não possuindo nós.
O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A madeira é desfibrada, e estes são cozidos no vapor e pressão, se separando uniformemente. Posteriormente são ligados com resinas e passam por um processo de calor e prensagem que lhe dá o tamanho desejado.
A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado. É um material com várias aplicações e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas." - Wikipedia.
Aplicação: Nichos, divisórias, adornos, mesas, gavetas, aparadores, painéis, prateleiras, estantes, caixarias, frentes e fechamentos diversos.
Ambientes: Cozinhas, Salas, Quartos e Banheiros.
Na Live Ambientes: Trabalhamos com MDF propriamente tratado, com microban, proteção anti-bacteriana e em uma espessura de no mínimo 18mm.
Veja o infográfico de MDF à baixo:

MDP
"O aglomerado de partículas, aglomerado de madeira ou simplesmente MDP (medium density particle, que em português pode-se traduzir como aglomerado de partículas prensados em média densidade), é um material derivado da madeira.
É composto por partículas de madeira de três diferentes dimensões unidas por resinas especiais fenólicas e prensagem a quente, de forma que a superfície fique mais densa (partículas menores) e o centro da chapa fique menos denso (partículas maiores). Isto contribui para a estabilidade da chapa e uma superfície menos porosa, que poderá receber aplicação de tintas, vernizes, folheados de madeira ou sintéticos. A madeira utilizada pode vir de plantações próprias (reflorestação) ou restos de madeiras (reciclagem)." - Wikipedia.
Aplicação: Nichos, divisórias, mesas, gavetas, aparadores, painéis, prateleiras, estantes, caixarias, frentes e fechamentos diversos.
Ambientes: Cozinhas, Salas, Quartos e Banheiros.
Na Live Ambientes: Nós não trabalhamos com MDP, porque nós conseguimos diminuir o custo do MDF em nossa fábrica, fornecendo assim, um material de qualidade superior por um valor mais competitivo aos nossos clientes.
Veja o infográfico de MDP à baixo:

Maciço
As madeiras maciças são charmosas e resistentes, dão um ar rústico aos ambientes e podem se tornar artigos de decoração para sua casa. Porém, peca no ponto de vista da versatilidade e da maleabilidade, e por esse tipo de material ser de difícil manuseio, não costumam compor o mobiliário funcional. São resistentes a água, e por esse motivo estão ligados ao mobiliário das áreas externas, onde possuem um alto valor de mercado. É importante ressaltar que apesar de serem resistentes, também podem perder o tom de vitalidade (escurecer ou clarear) e se deteriorarem se não houver um cuidado especial.
Aplicação: Portas, molduras, janelas, mesas, aparadores, adornos, prateleiras, estantes e caixarias.
Ambientes: Áreas externas.
Na Live Ambientes: Nós não trabalhamos com madeiras maciças.
Veja o infográfico de Maciço à baixo:

Laca
Acabamento
"A laca é incrustação resinosa, produzida em certas árvores encontradas na Ásia.
Sobrepõem-se aos objetos que se pretende decorar, várias camadas finas de laca, que podem ser pigmentadas. À aplicação de cada camada seguem-se a secagem, em atmosfera quente, úmida e livre de poeira, e o polimento, para obter homogeneidade e brilho." - Wikipedia
Aplicação: Metal, vidro e madeira.
Ambientes: A laca pode ser aplicada aos ambientes que você pretende dar um destaque extra, dando uma aparência mais acabada às superfícies, com brilhos, acetinados e cores mais vivas.
Na Live Ambientes: Trabalhamos com laca e puxadores usinados, são 40 padrões em MDF e mais de 15 acabamentos que dão vida ao seu ambiente.
Veja o infográfico de Laca à baixo:

Alto Brilho
Acabamento
No procedimento de alto brilho você possui menos etapas mas o resultado é praticamente o mesmo, o que o torna um método alternativo ao laqueamento da madeira com um custo de produção menor que pode ser repassado ao cliente final.
Para melhor intendimento, no laqueamento, são várias camadas de verniz intercaladas com tempo de secagem e polimento, o que demanda maior mão de obra.
Aplicação: Metal, vidro e madeira.
Ambientes: O Alto brilho pode ser aplicado aos ambientes que você pretende dar um destaque extra, dando uma aparência mais acabada às superfícies, com brilhos, acetinados e cores mais vivas.
Na Live Ambientes: Trabalhamos com alto brilho.
Veja o infográfico de Alto Brilho à baixo:

E aí, agora já da pra escolher o melhor material para sua casa, né? Fique por dentro de tudo que rola aqui no blog. Assine a nossa newsletter e de quebra ganhe 15% de Desconto na compra dos seus móveis, para isso, basta acessar a sessão de promoções na nossa Home. 😉
Comentarios